top of page

PASSO-A-PASSO: SAIBA O PASSO A PASSO PARA O GRANDE DIA SER PERFEITO!

CERIMONIAL

ENTRADA DOS NOIVOS NA IGREJA

1. Primeiramente, os casais de padrinhos devem ser os primeiros convidados a chegar à igreja e devem entrar pela nave central do mesmo. Primeiro entra o casal de padrinhos escolhidos pela noiva, depois um casal de padrinhos escolhidos pelo noivo e assim por diante, até que todos entrem na igreja. A posição dos padrinhos na igreja deve ser obedecida na seguinte ordem: padrinhos da noiva ficam ao lado esquerdos do altar e padrinhos do noivo ao lado direito do altar. 2. Depois que os padrinhos estão posicionados em seu lugar, o noivo deverá entrar de braços dados com sua mãe (a mulher sempre deve ficar a esquerda do homem). O noivo e sua mãe devem se posicionar ao lado direito do altar, aguardando a chegada de sua futura mulher. 3. Após a entrada do noivo é o momento da entrada das daminhas de honra e pajens. Eles devem entrar antes da noiva (menina à esquerda e menino a direita). Damas e pajens entram ao som de uma melodia bem suave e agradável, ou ainda, segundo as tradições do cerimonial do casamento, as damas e pajens podem entrar na frente da noiva ao som da marca nupcial. Lembrando que é o pajem que carrega as alianças dos noivos e a dama pode ajudar a noiva a segurar o buquê, logo que chegar ao altar. 4. Logo que todos entram na igreja é a hora da noiva. Nesse momento, as portas são fechadas para que deixem os convidados e, principalmente o noivo cheio de curiosidade para ver a noiva. Quando a noiva está pronta para entrar na igreja, começa a ser tocada a tradicional marcha nupcial ou qualquer outra musica escolhida pelo casal. Segundo o cerimonialista, a noiva deve ficar de braços ou mãos dadas com o pai dela. Diferentemente dos padrinhos, a noiva deve entrar do lado direito e seu pai ficará no lado esquerdo. 5. Ao final da cerimônia de casamento a ordem de saída dos padrinhos e dos noivos deve ser obedecida da seguinte forma: Noivos Pais do noivo Pais da noiva Por último, os padrinhos

CHEGADA DA NOIVA

Outro hábito que adotou-se, é de somente iniciar o cortejo quando a noiva chegar, pois isso faz com que os padrinhos, pais e o noivo, não fiquem no altar um grande tempo, diante de olhares diversos. Não existe nada mais constrangedor para o noivo. Por isso adotou-se esta mudança, trazendo conforto e requinte a cerimonia. Chegou a noiva, o carro estaciona com distância, e alguém, o motorista ou o pai, vai até sua esposa ou cerimonial e avisa que está tudo bem, que a cerimonia pode começar.

RECEPÇÃO

Ao chegar os noivos vão fazer uma sessão de fotos juntamente com os pais, padrinhos, damas e pajens. evitando assim que estejam mal compostas para as fotos, se deixarem para mais tarde. Na entrada do salão Entrada especial somente para pais e noivos. Os padrinhos, dama e pajens não devem ter entradas especiais. Os pais tem uma música para eles e os noivos outra música especial. Normalmente a música escolhida pelos noivos deve ser uma recordação de seu tempo de namoro, como também pode ser um presente da noiva ao noivo ou um tema especial que ela tenha escolhido como forma de lembrança à ele. Os pais se posicionam em frente à mesa dos noivos que é a mesma mesa dos seus pais. Os noivos posicionam-se atrás do bolo, onde irão cortá-lo, abrindo assim a festa. Nessa hora, brindam agradecendo e compartilhando com todos este casamento. Inicia-se então a recepção.

A VALSA

Os noivos jantam, e logo em seguida enquanto é servido o bolo, dançam a valsa: primeiro os noivos sozinhos, depois com os pais, depois pais e padrinhos. A noiva dança primeiro com seu esposo. Depois que os padrinhos dançam, os noivos podem alternar os pares com seus pais, sendo primeiro com os pais da noiva e depois com os pais do noivo. Justificativa: 1º- A noiva não dança com seu pai primeiro, porque ele já não é mais responsável por ela, pois entregou este cuidados ao noivo no altar, diante de todos e com a benção de Deus. A valsa é um ritual no qual os donos da festa convidam a todos para iniciar o baile, logo, deve ser entre os noivos a primeira valsa pois eles são os donos da festa. Analisemos que como já houve o casamento civil e também o religioso, quem passa a ser a figura masculina responsável da noiva é o noivo. 2º- Os noivos convidam ( através dos músicos ) os pais, como forma hierárquica de agradecimento à benção desta união, que comemoram com o baile. 3º – Na mesma valsa dos pais, à partir da metade da música, os noivos convidam ( através dos músicos ) os padrinhos, como forma de agradecimento, pois eles serviram como testemunha desta união. Sempre o convite para a valsa aos pais e padrinhos deve ser feito pelo músico no microfone: Ex: … e agora os noivos convidam os pais para a valsa… … e agora os noivos também convidam os padrinhos para a valsa… ao encerrar esta valsa … e agora os noivos convidam a todos para a valsa …

CUMPRIMENTOS

Depois da valsa os noivos iniciam os cumprimentos. Isto porque conforme o número de convidados ficaria inviável os noivos cumprimentarem primeiro e dançarem a valsa depois, pois em media se gasta 1 minuto por cada cumprimento, logo, com 200 convidados seriam no mínimo 2 horas de tempo gasto e os convidados teriam que ficar esperando para dançar. Então, convencionou-se a valsa primeiro, deixando a noiva à vontade para fazer seus cumprimentos e demorar o quanto queira com cada pessoa.

O BUQUÊ

O entrega do buquê representa a despedida da noiva. Ela deve jogá-lo pouco antes de ir embora, ou pode também dá-lo de presente a uma amiga solteira em especial.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page